oficinas

Entre os meses de Novembro e Dezembro de 2020 foram realizadas três oficinas de extensão, com certificado emitido pela Pró reitoria de Extensão da UFABC, organizadas pela equipe e jovens participantes do projeto. Houve o aprofundamento das temáticas de Geração de Renda e Comunicação Política, sempre interligadas com as relações de gênero e raça. Contamos com a participação de coletivos, movimentos sociais, grupos de pesquisa, entre outros, que relataram suas experiências e inspiraram as/os jovens no desenvolvimento dos projetos para seus territórios.

(Foto: Favela Porto de Areia na Vila Gustavo Correia em Carapicuíba, Zona Oeste-SP, 2021. DiCampana Foto Coletivo)

As oficinas tinham como objetivo geral, assim como todo o Projeto Território Populares Insurgentes, consolidar um campo do planejamento territorial que se baseie na experiência vivida dos moradores de territórios populares insurgentes, como modo de superar o formalismo de um planejamento que, descolado da realidade concreta, pouco considera potencialidades e especificidades desses territórios. Inúmeras/os jovens estão conquistando a cada dia, maior protagonismo nas cidades, em termos de ativismo político em espaços inventados que extrapolam os espaços institucionalizados. Acreditamos que a formação desses jovens em planejamento territorial popular, conectando territórios distintos e debatendo temáticas tão importantes, potencializa os espaços de reflexão da juventude já envolvida no projeto ao longo de todo o ano.

A metodologia das oficinas partiu dos princípios e conceitos da educação popular, do planejamento insurgente, da pesquisa-ação e da pesquisa participante baseada em comunidades. Para essa ação de extensão, foi pensada a dinâmica participativa que supõe a/o jovem como protagonista do processo e seus conhecimentos nos territórios vividos constituirão elementos essenciais da formação teórico-crítica dos participantes nos temas e metodologias da educação popular. Por fim, foram desenvolvidas oficinas de cartografia social, comunicação popular e intervenção e planejamento territorial insurgente.

Confira mais sobre elas ao lado: